Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se localiza em uma propriedade rural de 50 hectares em Vila Boim, Alentejo. A paisagem da região é composta basicamente por suaves colinas e planícies, recobertas por sobreiros, oliveiras e parreiras de uva. A agricultura no norte de Alentejo se baseia na criação de gado, ovinos e suínos. No sul, por outro lado, a terra é mais arável. O projeto encomendado era bastante simples: uma casa de final de semana para que a família pudesse desfrutar, tanto no verão quanto no inverno, das belezas desta vasta paisagem natural.
A casa tem um pavimento apenas, em forma de "U". Este "U" tem sua face posterior voltada contra a colina, criando um pátio interno. Assim, cria-se um espaço protegido, tornando o promenade mais pessoal e confortável.
Neste pátio, uma escada externa permite a conexão do térreo com a cobertura e com a casa das governantas. Os três volumes que conformam o "U" abrigam diferentes funções da casa.
No centro, voltadas para oeste e encarando a avassaladora paisagem, estão as áreas sociais, o hall de entrada e a área de jantar. Na porção norte se localiza a área de serviço, a cozinha, uma pequena área de refeições e as áreas técnicas. Os ambientes privados - os quatro quartos - se localizam na parte sul da casa.
A escolha dos materiais tradicionais reflete, de certo modo, uma preocupação em integrar a casa ao seu contexto rural. Contudo, a pureza dos detalhes remete a uma abordagem arquitetônica mais contemporânea.